Umbanda

Oxalá

Atua nos trono Divino da Fé e sincretiza com Jesus Cristo. É o Orixá da fé, racionalidade e desperta sentimentos de religiosidade. Irradia paz, harmonia, humildade, esperança, perdão, conciliação, tolerância e etc…

Á Oxalá é atribuido o amparo religioso, a crença, a fé em tudo que existe nos seres, desperta a fé nas forças Divinas e acima de tudo em si mesmo.

Cor: Branco
Seu dia: Sexta-feira
Saudação: ” Epa Baba ” 

 

Oxum

Domina os rios e cachoeiras e sincretiza com Nossa Senhora da Conceição. Atua no Trono Divino do Amor e da Concepção da Vida em todos os sentidos. À Oxum perence o ventre da mulher e ao mesmo tempo controla a fecundidade e fertilidade, que por extensão representam a fartura e a abundância. 

É o Orixá da beleza, do amor e da docuça e apesar de seu charme, mostra-se também muito astuta e ambiciosa, não medindo esforços para conquistar o que deseja.

Cor: Rosa ou amarelo ouro
Seu dia: Sábado
Saudação: ” Ora ieie ô ”

 

Iemanjá

Atua nos Tronos Divinos da Geração e Criação no aspecto da vida e é sincretizada com Virgem Maria.
Sua caraceristica marcante é o amor maternal, simbolizando a maternidade e o amparo, por isto nos referimos à Iemanjá como a Mãe da Vida. 

Este Orixá também é regente da qualidade criativa dos seres, os laços afetivos e familiares e os sentimentos de união. 

Cor: Azul claro ou prata
Seu dia: Domingo
Saudação: ” Odoyá ”

 

Nanã

Domina as águas paradas e a lama. Sincretiza com Santa Ana e atua no Trono Divino da Evolução.
Este Orixá atua transmutando e paralisando o emocional de seres desequilibrados, podendo conduzi-los novamente ao caminho da evolução após reequilibra-los. Nanã também rege o processo de reencarnação, diluindo todas as memórias sentimentais do ser, para que assim sua memória e conhecimento não interfira na nova encarnação e por este motivo associamos Nanã á velhice.

Cor: Lilás ou Roxo
Seu dia: Sexta-feira
Saudação: ” Saluba Nanã ”

Obá

Sincretiza com Santa Catarina e tua no Trono Divino do Conhecimento. Domina o rio revolto e corredeiras, por conta de sua força na ação e nos movimentos. Obá é guerreira e nos mostra a verdade, nos mantendo firmes em nossos objeivos e determinações, corrigindo qualquer desvio de conhcecimento falso, mentiroso ou desvirtuado.

Cor: Majenta
Seu dia: Quarta-feira
Saudação: ” Obá Xirê ”

 

 

Iansã

Sincretiza com Santa Bárbara no catolicismo. Iansã é senhora dos ventos, das tempestades e dos Eguns, por encaminha-los através de seus movimentos para que sejam recolhidos.
É o Orixá do arrebatamento da paixão. Extremamente sensual e de temperamento forte, dominador e impestuoso. É dona dos movimentos e movimenta todos os Orixás.

Cor: Laranja ou vermelho
Seu dia: Quarta-feira
Saudação: ” Eparrei! ” 

 

Xangô

Representa os trovões e a força das pedras e pedreiras, sincretiza com São Jerônimo e atua no Trono da Justiça Divina.Domina o poder de liderança e o espirito de realeza nos seres, gerando a habilidade nos governos e nas relações humanas, despertando a iniciativa, a organização e a vontade de vencer. Este Orixá também é o senhor das possibilidades infinitas e do progresso.

Cor: Marrom ou vemelho
Seu dia: Quarta-feira
Saudação: ” Kaô Kabecile ”

 

Oxumarê

Atua no Trono Divino da Transformação e sincretiza com São Bartolomeu. É considerado o senhor do Arco-Íris, a grande cobra colorida, pois ilumina e renova toda a Criação, representando também o movimento do ciclo de continuidade da vida. Oxumarê também esta ligado intimamente ao sucesso e prosperidade material.

Cor: Verde e amarelo ou as cores do Arco-Íris
Seu dia: Terça-feira
Saudação: ” Arroboboi ”

 

Oxóssi

Atua no Trono Divino do Conhecimento e sincretiza com São Sebastião. Oxóssi estimula nosso mental para a busca de conhecimento, representado pelo guerreiro e caçador. Este Orixá também representa a prosperidade, a fartura de alimento, o apego pela natureza e os animais, a estratégia, cautela, inteligência e a possibilidade de ganhos financeiros. 

Cor: Verde
Seu dia: Quinta-feira
Saudação: ” Okê Arô ”

Atua no Trono Divino da Geração e sincretiza com São Lázaro. É o Orixá que rege a morte, o instante da passagem e ampara os espiritos caídos. Quando atentarmos contra os princípios da vida, o fator paralisador de Omulu se fará presente para nos defender de nós mesmos.

Cor: Preto e branco
Seu dia: Segunda-feira
Saudação: ” Atotô ‘ 


Pretos Velhos

Os Pretos Velhos atuam na Linha da Fé e do Racional, possuem energia densa e pesada. Seu campo de atuação acontece no mental e toda conexão é realizada através do Chakra Frontal, transformando, transmutando, diluindo e desestruturando ondas negativas. São mandingueiros e profundos conhecedores dos mistérios da vida e do poder das ervas que utilizam para seus trabalhos, receitas de banhos e para o benzimento. 

Saudação: ” Adorei as almas”
Cor: Preto e branco 

 

Caboclos

Os Caboclos atuam na Linha do Emocional e do Racional, possuem forte energia. Seu campo de atuação acontece nos chakras Laringeo e Cardiaco, pois a energia Caboclo libera os traumas retidos no emocional e através de seu Ilê, seu brado de guerra é capaz de reequilibra-lo. São transmutadores de energia, profundos conhecedores do poder das ervas e dos elementos da natureza.

Saudação: ” Okê, Caboclo!”
Cor: Verde

 

Marinheiros

Os Marinheiros atuam na Linha do Emocional Profundo, possuem energia de maresia, como se fossem levados pelas ondas do Mar. Seu campo de atuação acontece no chakra Plexo Solar, pois são capazes de liberar os traumas mais profundos e que não conseguimos lidar ou resolver.

Saudação: ” Salve a Marujada!”
Cor: Azul claro e banco ou tons variados de azul 

 

Boiadeiros

Os Boiadeiros atuam na Linha do Emocional Externo, possuem energia densa, pois são de poucas palavras, sérios, geralmente espiritos de peões sertanejos, vaqueiros e etc.
São capazes de liberar as emoções externas, através dos chakras Umbical e Básico e combatem as magias negativas e demandas com seus instrumentos de trabalho, chicote e laço.

Saudação: ” Jetruá! ”
Cor: Laranja, amarelo e vermelho

 

Baianos

Os Baianos assim como os Boiadeiros, atuam na Linha do Emocional Externo. Possuem energia vibrante e trabalham para limpeza das pessoas, quebrando demandas e magias negativas. São espiritos de antidgos sacerdotes da Bahia e são abertos, alegres, festeiros e não ficam parados

Saudação: ” Salve o Povo da Bahia!”
Cor: Laranja ou vermelho e branco

 

Ciganos

Os Ciganos atuam na Linha da Fé na Vida, possuem energia leve e vibrante. Seu campo de atuação é através do chakra Umbilical, trabalhando para respeitar a existência e tudo que é vivo. Atuam com o emocional para valorizar a fé, sabedoria, conhecimento e o agradecimento á tudo que existe.

Saudação: ” Optchá!”
Cor: Todas as cores

 

Ibeji

 

Ibeji/ Erês/ Encantados atuam como guardiões de pontos de forças da natureza. Não possuem bom senso de bem ou mal,  pois são atemporais. São os guardiões de proteção dos pilares do planeta.

Saudação: ” Oni Beijada!”
Cor: Azul claro e rosa claro ou cores frias


Exu

É o mensageiro dos Orixás!
Chefe do dominio do negativo!
Atua na Linha do Racional através do chakra Básico. Esta ligado à caminhos, realizações, vitalização espiritual, pois é um transmutador natural.

Saudação: ” Laroyê Exu! ”
Cor: Preto

 

Pomba Gira

 

Atua na Linha do Emocional através de ondas vibratórias que faz com que o corpo balance para quebrar emocões. Esta ligada aos desejos, objetivos, determinações e motivações.

Saudação: ” Laroyê Pomba Gira! ”
Cor: Vermelho

  

Exu Mirim

 

Atua como um acelerador e realizador, além de diluir vicios.
Trabalha diretamente para acelerar processos evolutivos.

Saudação: ” Laroyê Exu Mirim! ”
Cor: Preto